segunda-feira, 2 de maio de 2011

FILE


FILE - Festival Internacional da Linguagem Eletrônica é um festival de arte em novas mídias que acontece anualmente em São Paulo desde 2000 e eventualmente em algumas outras cidades do mundo.
É o maior festival de arte e tecnologia no Brasil, e serve como indicador da pluralidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais nas múltiplas áreas da cultura digital: arte interativa, screenings, performances, games, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas e o cinema digital. O FILE é organizado por um grupo sem fins lucrativos cuja intenção é disseminar e desenvolver cultura, artes, tecnologia e pesquisa científica. A entrada no evento é gratuita.
O FILE consiste em diferentes e independentes categorias como:
• FILE Prix Lux é um prêmio internacional concedido a profissionais na área das linguagens eletrônico-digitais. São sete prêmios (primeiro lugar, segundo lugar e cinco menções honrosas) para cada uma das três categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica. Além da seleção do júri, há uma votação popular feita através do site do
• FILE PAI (Paulista Avenida Interativa = Arte Pública Interativa) é um projeto de arte pública digital que ocupa vários espaços da Avenida Paulista com obras de arte interativas. O FILE PAI busca ressaltar a importância da arte pública interativa no sentido de compreender e absorver os novos fenômenos sociais proporcionados pela tecnologia e, desta maneira, constituir estratégias que possam interligar-se com estes novos comportamentos de massa.
• FILE Exposição mostra uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Artistas - entre grupos, coletivos e trabalhos individuais – participam com produções em várias áreas da cultura digital.
• FILE Mídia Arte apresenta trabalhos digitais que propõem diferentes formas de explorar as novas tecnologias como meios de criação e interação.
• FILE Symposium apresenta em sua programação geral um conteúdo conciso que demonstra a diversidade do pensamento da cultura digital. Artistas e pensadores expõem panoramas que ilustram a produção estética da arte eletrônica.
• FILE Hipersônica é um evento que dá ênfase às manifestações musicais, sonoras, visuais e performáticas da arte eletrônica. As apresentações exploraram diferentes técnicas de captação, produção, emissão e programação do som.
• FILE Games traz um repertório de jogos eletrônicos experimentais e artísticos. Os diferentes formatos e propostas dos jogos são desenvolvidos por produtores independentes, nacionais e internacionais.
• FILE Maquinema apresenta um conjunto de filmes construídos, não na realidade em que vivemos, mas em realidades virtuais como as de jogos digitais e de mundos que se encontram na rede mostrando uma nova maneira de se fazer cinema digital.
• FILE Inovação tem o objetivo de promover a transversalidade entre ramos da ciência, da arte e da economia por meio da exibição de invenções e inovações em um contexto que tenha como elemento balizador o conceito de criatividade e de inovação aberta.
• FILE Arquivo tem mais de 2.000 obras digitais que podem ser vistas no site do festival.

site oficial:
http://www.file.org.br/

David O'Reilly




Biografia
Com curtas-metragens premiados em todo o mundo como o Urso de Ouro em 2009 no Festival Internacional de Berlim e o Festival Internacional de Animação de Ottawa, entre outros, David criou várias sequências de animação e adereços para o filme "Son of Rainbow" (2007), bem como a animação guia para as sequências do filme "Guia do Mochileiro das Galáxias". Em 2009 ele animou o clipe "I'll go crazy if I don't go crazy tonight", do U2.


http://www.davidoreilly.com/



RGB XYZ



Resumo da obra
"RGB XYZ" foi feito entre 2004 e 2008, e inicialmente colocado on-line em cinco partes, sob o nome de Chuck Clint III. Foi apresentado pela primeira vez em 2007 durante uma palestra na Pictoplasma e oficialmente premiado no Festival de Berlim 2008, onde ganhou uma menção especial. "RGB XYZ" também venceu a categoria de "Melhor Animação" no Curtas Vila do Conde 2008 em Portugal.

http://www.davidoreilly.com/work/rgb-xyz

Nenhum comentário:

Postar um comentário