domingo, 22 de maio de 2011
Dziga Vertov
Homem com uma câmera de filme
Homem com uma câmera de filme é considerado um dos filmes mais inovadores e influentes da era silenciosa.
Surpreendentemente moderno este filme utiliza um estilo inovador de edição rápida e incorporam inúmeros outros efeitos cinematográficos para criar uma obra de incrível poder e energia.
Pioneiro do cinema Dziga Vertov utiliza todas as técnicas cinematográficas disponíveis no momento - se dissolve tela dividida, câmera lenta e quadros de congelar.
Vertov foi um artista da classe trabalhadora que queriam vincular os trabalhadores com as máquinas. Seu filme abre com um manifesto, uma série de letreiros nos dizendo que este filme é um "experimento", uma busca por uma "linguagem absoluta do cinema" que é "baseado em sua total separação entre a linguagem da literatura e do teatro.
Dziga Vertov foi um dos primeiros a ser capaz de encontrar um meio termo entre uma mídia de narrativa e uma forma de banco de dados de mídia. Ele atirou em todas as cenas separadamente, não tendo a intenção de fazer este filme um filme normal, com um enredo. Em vez disso, ele levou todos os clipes de forma aleatória e colocou em um banco de dados, que posteriormente seria editado. A parte narrativa desse processo foi o seu trabalho. Ela teve que ir para aquela piscina aleatória de clipes que Vertov filmou editá-lo e colocá-lo em algum tipo de ordem. Finalidade de Vertov de tudo isso foi para quebrar o molde de um filme linear que o mundo estava acostumado a ver por esses dias.
video do filme
http://www.youtube.com/watch?v=00ZciIC4JPw
Tendo o filme "O Homem com a Camera" de Dziga Vertov como referência, a tarefa do grupo na disciplina de Fundamentos da Mídia Digital ( 3° semestre do curso de Desenho Industrial da UNINOVE) era a de produzir um video baseado na nossa leitura e estudo do filme de referência.
Assim, o grupo teve a ideia de filmar animais em seu habitat natural e compara-los aos humanos, fazendo analogias, onde os humanos muitas vezes fazem as mesmas coisas, tem atitudes semelhantes, mas nem sempre percebem. Alguns exemplos disso sao as formigas carregando sua propria comida, seria a mesma coisa de uma pessoa comprar algo no supermercado, ou entao quando as formigam ao se encontrarem ficam "conversando", o que simula uma conversa entre duas pessoas.
Entre as cenas capturadas, há o ato de namorar dos animais, como por exemplo das araras, onde elas ficam juntas, um fazendo carinho uma na outra, uma cuidando da outra. O pavão também é comparado com dois tipos de situaçao. Em uma delas, o carnaval, onde as passistas sambam e se exibem com suas fantasias emplumadas e pomposas, e a outra situaçao, quando um homem, na hora da conquista, estufa o peito e quer mostrar o seu melhor, assim como o pavão faz ao abrir sua cauda, mostrando à femea que é melhor que os outros pavões. Um outro exemplo se passa num video que mostra um pato arrumando suas penas e se embelezando, o que faz referencia à pessoas vaidosas que gostam de se arrumar, ajeitar os cabelos e maquiar o rosto. Um ultimo exemplo mostra uma tartaruga caminhando devagar, que faz referencia à idosos que caminham lentamente devido às consequencias da idade.
Na captura, utilizamos aparelhos celulares e cameras fotograficas digitais. Abaixo voce pode conferir alguns videos capturados dos animais em ação:
Na edição dos vídeos capturados utilizamos o programa Corel Video Studio. Posteriormente haverá uma interferência no vídeo produzido utilizando o Processing (http://www.processing.org/)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário